A Florent e seus fornecedores se preocupam com a conservação e o reuso da água utilizada no processo produtivo.
O uso racional e eficiente da água compreende o controle de perdas e desperdícios, o que reduz a produção de efluentes e o próprio consumo de água. Florent e seus fornecedores usufruem de técnicas e tecnologias eficientes para o tratamento e armazenamento da água, permitindo que ela seja reutilizada várias vezes.
As recentes crises de abastecimento no Brasil e no mundo tornaram evidente que a gestão da água se tornou uma prioridade global. Questões relacionadas ao risco hídrico, gestão de perdas, reutilização de água e novas tecnologias para mitigação desses riscos visam aprimorar a eficiência no reuso da água.
Com a reutilização de águas industriais, liberamos fontes de água de boa qualidade para abastecimento público e outros usos prioritários, evitando o descarte em esgotos e contribuindo significativamente para a conservação dos recursos. Isso adiciona uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos, reduzindo a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma de qualidade inferior.
Dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados ao utilizar águas de reuso para finalidades que não exigem os padrões de potabilidade.
Florent e seus fornecedores reutilizam a água em um dos processos que mais demandam seu consumo, a Sanforizadeira, representando aproximadamente 30% de toda a água utilizada nos processos produtivos. A água, por possuir um mecanismo natural de circulação, pode ser reutilizada várias vezes e para diversos fins. No caso de Florent e seus fornecedores, este percentual referenciado não é descartado, mas tratado e reaproveitado.